
Há muito tempo eu quero falar da Diadema que eu conheço, pois nasci aqui em 1961, pouco depois da emancipação desta cidade... A cidade que eu conheço, passou por muitas transformações e sofreu espremida entre São Bernardo com suas metalúrgicas e São Paulo explodindo de gente por todos os lados...
Diadema virou uma cidade dormitório, lugar de pesca na Billlings nos finais de semana e um lugar para passar e chegar ao Litoral... Mas, Diadema com todas essas facilidades do acesso e bem perto da chama das lutas metalúrgicas se incendeia com os anos 80. Lula, principal líder dos metalúrgicos e vários diretores do sindicato dos Metalúrgicos do ABCD, são presos. Os confrontos de trabalhadores e policiais transformam São Bernardo em campo de batalha e Diadema vive e respira esse clima.
A primeira prefeitura petista do País - Diadema
Uma coisa que trouxe o foco da mídia para a nossa cidade foi o fato de ser a primeira cidade a ter um prefeito do Partido dos Trabalhadores, em 1982, Gilson foi eleito o primeiro prefeito petista do país, e assumiu de 1983 a 1988.
A exposição na mídia
É nessa época que a minha cidade começa a atrair os olhos do "mundo", afinal de contas, o recém criado Parido dos Trabalhadores ganhou a sua primeira prefeitura e deixaria de atacar pedras para ter o seu próprio telhado de vidro. Gilson Menezes ganhou o noticiário nacional com atitudes inéditas. Acuado com a possibilidade de sofrer intervenção estadual no município, Menezes chegou a se acorrentar junto à sua mesa para ficar no cargo. Assim, os spots da imprensa ficaram em Diadema, mas o foco ainda não era as atitudes e bravatas do prefeito, o foco caiu em cima da violência...
O crime da Favela Naval
No dia 7 de março de 1997, três pessoas estavam em um carro na Favela Naval, em Diadema, Município da Região Metropolitana de São Paulo, quando foram abordados e espancados por Policiais Militares. Um dos policiais, conhecido como Rambo, disparou duas vezes na direção do carro e atingiu fatalmente Mário Josino.
Imagens gravadas por um cinegrafista amador foram veiculadas no “Jornal Nacional” da Rede Globo de televisão, revelando agressões contra treze pessoas que foram espancadas no momento em que eram revistadas, entre os dias 3 e 7 de março de 1997. Estas agressões, caracterizadas como abuso de poder, resultaram na morte de Mário Josino.
Começa a imagem da Diadema violenta, da cidade do crime e que levaria anos para ser modificada...